Criado em 2019 em Lugano, na Suíça italiana, pelo artista brasileiro natural de São Paulo Diego Calasso, o Projeto Sondilá visa conectar o passado e o presente, pesquisando e difundindo a cultura popular brasileira e de outras partes do mundo além de apresentar criações próprias em seu repertório.

O projeto Sondilá entende que a cultura é livre e os tambores são um elo de ligação ancestral e devemos valorizar os mestres detentores de saberes imensuráveis.

Através dessa proposta de estudar e difundir os ritmos populares brasileiros o projeto Sondilá já trouxe diversos mestres importantes para dar workshops e participarem nos concertos do Sondilá na Europa, fortalecendo o intercâmbio cultural entre Brasil e Europa.

Partindo de um repertório autoral, composições de Diego Calasso e outros artistas, e canções populares, o Projeto Sondilá lançará 4 discos no ano de 2024.
Não se prendendo a uma formação fixa ou a um estilo, à versatilidade do Projeto se adequa a variados espaços e palcos, fazendo a arte estar presente nas mais variadas situações.

O projeto vai dos tambores às drum machines, do acústico ao eletrônico, e inclui baixo, guitarra, teclado e sopros em seus diferentes formatos.

Evidenciando a sabedoria popular centrada na oralidade, Sondilá valoriza e enaltece mestres da cultura popular, destaca vozes ainda marginalizadas e traz ao centro da conversa versões da história que na maioria das vezes não são retratadas nos livros.

O Projeto Sondilá visa agregar todos os tipos de arte, mas tem a música e a capoeira como carros chefes desse universo colorido que a arte e a vida proporcionam.

Convidamos todos e todas a fazerem parte dessa viagem musical e artística com a gente!