O Projeto Sondilá foi fundado e é liderado por Diego Calasso, artista multifacetado nascido em São Paulo e que vive na Europa há vários anos. Com experiência em música, teatro, capoeira e circo, criou o projeto com a intenção de ser um espaço aberto para colaborações artísticas e troca de saberes, valorizando a oralidade presente na cultura popular.
Vindo de uma família de artistas, desde muito cedo teve a oportunidade de conviver com grandes nomes da cultura brasileira, aprendendo e tomando gosto por diversas manifestações artísticas. Ao longo de sua carreira, participou de diversos projetos artísticos como CETE (companhia teatral no RJ), The Bigosty Show's (circo), e grupos musicais como El Cartel Cumbia, Tião Carvalho e Ciganos en Fuga, além de fazer parte do espetáculo de samba, capoeira maculelê … com o grupo Ginga Original.
Diego tem conduzido um projeto educacional inovador em Lugano, na Suíça italiana, há sete anos, que combina diversos elementos de jogos, ritmos e danças. Sua iniciativa integra práticas como a capoeira e brincadeiras tradicionais, como "mãe da rua", "pula cela", ... com ritmos brasileiros como : ijexá, maracatu, samba ... Promovendo uma educação que valorize a diversidade e o respeito cultural.
O Projeto Sondila sempre esteve e estará de portas abertas para acolher, aprender e agregar. Já recebeu mestres renomados de capoeira e percussão brasileira na Europa, promovendo workshops, vivências e trocas culturais significativas. Esse intercâmbio fortalece a presença da cultura brasileira e oferece aos participantes europeus o acesso a tradições autênticas. O projeto é um elo entre culturas, incentivando o aprendizado mútuo e a valorização das raízes culturais através da arte, música e movimento.